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Análise de Segurança do Trabalho em Projetos

A análise de segurança do trabalho e meio ambiente na fase de elaboração de projetos é executada atendendo aos requisitos das Normas Regulamentadoras (NR) do MTE, normas técnicas (NBR) da ABNT, normas técnicas internacionais (NFPA, IEC, FM Global, ISO, entre outras, caso não existam normas nacionais equivalentes), decretos e normas do Corpo de Bombeiros estadual, legislação do CONAMA, premissas, normas e procedimentos internos do Cliente/Proprietário.

Serão analisados todos os desenhos e documentos com detalhes pertinentes para análise de segurança e meio ambiente, como os arranjos mecânicos e elétricos, projetos arquitetônicos, estrutura metálica, instrumentação e controle, infraestrutura, civil, tubulação, processos, sistemas e utilidades, critérios de projeto, especificações técnicas de máquinas, equipamentos e instalações, documentos de fornecedores, entre outros.

Dentre os itens observados, conforme aplicáveis, destacamos, mas não se limitando a estes:

  • Arranjos mecânicos, áreas de trabalho, circulação, armazenagem e manutenção, dispositivos de segurança em máquinas e equipamentos (proteção de partes móveis e girantes, chaves de emergência, tensão de comando, bloqueios de energias, alarme de início de funcionamento, níveis de ruído e medidas mitigadoras, prontuário de equipamentos, etc);
  • Segurança em subestações elétricas, painéis elétricos, diagramas unifilares, sinalização de segurança e intertravamentos;
  • Dimensionamento de escadas, saídas de emergência, circulação interna e externa de veículos e pedestres;
  • Instalação de linhas de vida e pontos de ancoramento;
  • Contenção de resíduos, óleos e graxas, lançamento de efluentes, instalação de caixas separadoras de água e óleo, ETE, ETA, ETEI, ETEO;
  • Instalação de chuveiros e lava-olhos de emergência;
  • Dimensionamento e instalação de paredes corta-fogo;
  • Identificação de espaços confinados e definição das ações mitigadoras;
  • Proteções em transportadores de correia (partes móveis, cabos de aço, passagem de pedestres e veículos, etc);
  • Segurança nas atividades em áreas classificadas (atmosfera explosiva);
  • Elaboração e análise de especificações técnicas para aquisição de equipamentos, instalações e serviços;
  • Análise de propostas técnicas para aquisição de equipamentos, instalações e serviços;
  • Análise de documentos de fornecedores conforme requisitos legais e premissas de compra;
  • Emissão de relatórios periódicos para acompanhamento do Cliente/Proprietário, destacando medidas mitigadoras e medidas recomendadas para fases posteriores de projeto.

Como atividade complementar, atuamos na elaboração dos seguintes documentos:

  • Premissas de segurança do trabalho para elaboração de projetos;
  • Normas e padrões de segurança do trabalho e meio ambiente para o Cliente/Proprietário;
  • Elaboração de procedimentos internos operacionais e gerenciais.